quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Bushido - O Livro dos Samurais

BUSHIDO - O CAMINHO DO GUERREIRO

HONESTIDADE E JUSTIÇA - GI

Ser extremamenmte honesto em todas os contados com todas as pessoas. Acretitar na justiça, não naquela vinda de outras pessoas, mas de você mesmo. Para o verdadeiro samurai, não existem meios tons nas questões envolvendo honetidade e justiça. Só existe o certo e o errado.


CORTESIA E POLIDEZ - REI

Os samurais não têm razão para serem cruéis. Eles não precisam provar sua força. Um samurai é cortez até mesmo com seus inimigos. Sem essa manifestação eterna de respeito, não somos mais do que animais. Um samurai é respeitado não só por sua força na batalha, mas também pelo modo como lida com os outros homens. A verdadeira força interior do samurai fica evidente nas horas difíceis.


CORAGEM HERÓICA - YU

Estar acima das massas de homens que têm medo de agir. Esconder-se como uma tartaruga em sua concha não é viver de maneira alguma. Um samurai deve possuir coragem heróica. Esta é incondicionalmente arriscada. É perigosa. É viver a vida, totalmente completamente, maravilhosamente. A coragem heróica não cega. Ela é inteligente e forte.


HONRA - MEIYO

Um verdadeiro samurai só ouve a um juiz de sua honra, e este é ele mesmo. As decisões que toma e o modo como as executa são um reflexo de quem você realmente é. Você não pode esconder-se de si mesmo.


COMPAIXÃO - JIN

Por meio de um treinamento intenso, o samurai se torna forte e rápido. Ele não é como os outros homens. Ele desenvolve um poder que deve ser usado para o bem de todos. Ele tem compaixão. Ele ajuda os outros homens em cada oportunidade. Caso uma oportunidade não surja, ele faz todo o esforço possível para encontrar uma.


SINCERIDADE COMPLETA - MAKOTO

Quando um samurai diz que desempenhará uma ação, pode considerar tal ação executada. Nada o irá impedir de terminar aquilo que disse que irá fazer. Ele não tem de "dar sua palavra". Ele não tem de "prometer". Falar e fazer são a mesma coisa.


DEVER E LEALDADE - CHU

Para o samurai, ter feito alguma "coisa" ou dito alguma "coisa", significa que tal "coisa" faz parte dele. Ele é responsável por ela e por suas conseqüências. Um samurai é imensamente leal àqueles que estão sob seus cuidados. Para aqueles por quem é responsável, ele permanece ardentemente fiel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário