sexta-feira, 1 de junho de 2012

Inteligência, Imaginação, Conhecimento e Eficácia - P. Drucker


Ser eficaz é a função  do gestor. Os termos EFETIVO e EXECUTIVO são quase sinônimos. O que se espera é que o gestor FAÇA AS COISAS CERTAS ACONTECEREM. Em outras palavras, espera-se que ele seja eficaz.
É notória, porém, a ausência de homens de grande eficácia nos cargos de gerência. Grande inteligência é muito comum entre os gestores. A imaginação está longe de ser rara. O nível de conhecimento tende a ser alto. Mas parece que há pouca correlação entre a eficácia de uma pessoa e a sua inteligência, sua imaginação e seu conhecimento. Homens brilhantes são, muitas vezes, notavelmente ineficazes; não conseguem entender que ter um insight inspirador não é por si só garantia de alcance de resultado. Não aprenderam que o ..... só se torna efetivo com trabalho duro e sistemático. Inversamente, em todas organizações existem pessoas metódicas que trabalham muito e alcançam resultados. Enquanto alguns se movimentam com o frenesi e a agitação, que muitas vezes podem ser confundidos com criatividade, os metódicos, passo a passo, atingem os resultados, como a fábula do coelho e da tartaruga.
Inteligência, imaginação e conhecimento são recursos essenciais, mas somente a eficácia pode convertê-los em resultados. Por si, esses atributos apenas estabelecem um limite para o que se pode atingir.

Fonte: O Gestor Eficaz P. Drucker

Nenhum comentário:

Postar um comentário